9.11.16

Home Office - Dicas Para Desenvolver Um Bom Trabalho

Olá meninas!

Nós, blogueiras e profissionais que trabalhamos em casa, sabemos o quão difícil é manter uma rotina de trabalho/cuidados do lar/cuidados família, sem misturar tudo e perder o foco.
Claro que trabalhar em casa tem inúmeras vantagens mas se não nos organizarmos, nos policiarmos, nada dá certo...
Estamos em nosso lar, junto da nossa família (MARAVILHA!!!), animais de estimação, visitas... temos a louça na pia, a roupa no cesto, a casa inteira pra limpar, coisas para organizar, mercado, feira, comida para fazer... filhos pra levar a escola, compromissos na rua... e agora? Como conciliar?
Trouxe aqui umas dicas que poderão muito nos ajudar nesta árdua tarefa!

O post vai ficar meio longo meninas... desculpem mas não deu pra resumir mais que isso.

As dicas servem tanto para blogueiras e youtubers, como para outros profissionais que trabalham em casa, ok.

1 - Privacidade

Em primeiro lugar é necessário privacidade. Se possível, ter um cômodo separado para ali entrar, se concentrar e "esquecer" o que te espera lá fora.
Se não tiver um cômodo exclusivo pra trabalho, reserve um cantinho mais sossegado da casa.

2 - Se Arrume

Não fique de pijama só porque vai trabalhar em casa. Troque de roupa, se arrume, penteie os cabelos, para não ficar com aquela sensação de preguiça e ressaca enquanto trabalha... isso faz com que a criatividade diminua e você passe a produzir menos.

3 - Defina Horários

Tanto você como marido e filhos devem ter os horários definidos para a rotina dar certo. Se o marido sai de manha para trabalhar e os filhos também estudam de manhã, você certamente produzirá mais neste horário que está sozinha.
Então se organize para trabalhar durante o período da manhã para na hora que os filhos chegarem da escola você poder dar atenção a eles e cuidar da casa.
E a noite, quando o marido chega,procure não trabalhar, para que ele tenha sua atenção e não fique uma rotina chata que poderá implicar com a boa convivência.

4 - Se Alimente

Sim, se alimente na hora certa. Não é porque você trabalha em casa que vai ficar pulando refeições e comendo qualquer coisa a hora que der. Alimente-se na mesma hora todos os dias e nunca trabalhando. Pare e faça seu horário de almoço/lanche como faria em qualquer empresa. Beba bastante água também.

5 - Durma Bem

Durma na hora certa e levante cedo. Nada de dormir as três da madrugada e levantar as onze da manhã porque assim não tem como produzir conteúdo de qualidade. Se você procurar dormir mais cedo, se desligar do trabalho, como já foi falado, ficar com a família e todos ir dormir junto, na hora certa, no outro dia você terá ânimo de levantar cedo e trabalhar mais tranquila.

6 - Planejamento

Procure planejar sua semana. Claro que sempre temos servicinhos extras e alguns imprevistos mas estando a rotina toda planejada, fica bem mais fácil contornar algum compromisso que aparecer de última hora, e também com a semana planejada, você terá mais tempo pra descansar ou fazer algo que tem vontade de fazer mas não encontra tempo.

7 - Priorize a Família

Apesar de você trabalhar em casa e ter obrigação de se dedicar, priorize a sua família. Nunca deixe de se divertir com eles por causa de um post que tem que fazer.
Por isso é bom o planejamento. Tendo os posts (pra quem é blogueira) planejados para aquela semana, você não vai perder tempo de estudar o que postar em cada dia. Você pode até separar um dia na semana para deixar todos os posts prontos e assim só postá-los a cada dia. Sobrará muito mais tempo pra vocês.

8 - Tenha Folgas e Férias

Como qualquer outro trabalho, reserve o fim de semana e feriados para estar com sua  família, para passear, visitar amigos e parentes... fazer uma viagem.
Não se prenda em trabalhar de segunda a segunda só porque você está em casa... você continua sendo um ser humano e com isso precisa sim de descansar... até porque, uma mente descansada produz muito mais.

9 - Faça Amizades

Faça amizades e conheça lugares novos. Não caia nessa história que na blogosfera não existe amizade que dê certo, nem na besteira que quem trabalha em casa tem que viver isolado... Quanto mais pessoas e lugares você conhecer, mais fotos lindas e idéias criativas você vai ter.

10 - Arrume a Casa e a Sua Mesa

Mantenha a casa organizada, porque assim você terá menos preocupação.
Cuide bem do seu cantinho de trabalho e mantenha sua mesa limpa e arrumada. Uma mesa decorada com itens fofos ajudam no raciocínio, as idéias afloram mais rápido, e estando tudo arrumadinho a sua volta, fica muito mais gostoso de trabalhar.

11 - Conforto

Procure investir em materiais de qualidade, como uma cadeira confortável, um computador com a tela grande, uma velocidade boa na internet. Materiais principais sempre a mão. Uma sala bem iluminada e ventilada.

12 - Cuidado com o Sedentarismo

Trabalhar em casa faz com que a gente fique mais sedentária do que já é. Então para evitar isso, e acabar colocando a saúde em risco, faça exercícios, mesmo que seja em casa. Tire uns dois ou três dias na semana para praticar atividades físicas. Pular corda e subir e descer escadas é uma ótima opção pra quem não tem tempo de sair.

13 - Saiba a Hora de Parar

Depois que encerrou seu "expediente", se desligue totalmente do computador e celular para que sua mente descanse e também você consiga dar conta das outras tarefas (como casa e família).

14 - Tenha Foco

Durante o período de trabalho, tente ao máximo, não se distrair com whats up, televisão, redes sociais (na hora errada) para que o trabalho possa fluir.

15 - Compromisso e Exigência

Tenha compromisso com suas leitoras/clientes e não deixe de cumprir com a rotina que elas já estão acostumadas. Caso você precise mudar, avise para que não te vejam como uma pessoa sem compromisso.
Também exija de si mesmo. Nunca se permita deixar as coisas para depois. Exija de você mesmo a conclusão do que começou. Faça com capricho e carinho, faça o possível para ser melhor a cada dia.

Fotos para inspirar:











Gostaram meninas?
Espero que as dicas e idéias sejam úteis para vocês!!

Bjus, Bjus!!!


3 comentários:

Seja bem vindo(a)! Obrigada por deixar seu comentário!
Espero que vc se sinta confortável em meu blog!!
Todas as perguntas serão respondidas nos coments do post correspondente.
Se seguir o blog, avise-me que seguirei de volta.
Retribuirei todas as visitas!
Aceito elogios, sugestões e respeito.
Voltem sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...