15.5.13

Angelina Jolie retira os dois seios para prevenir câncer

"Decidi não manter minha história em segredo porque há muitas mulheres que não sabem que poderiam estar vivendo sob a sombra do câncer", declarou a atriz

A atriz Angelina Jolie anunciou, em artigo publicado no jornal The New York Times desta terça-feira , 14, que passou por uma mastectomia dupla (retirada dos dois seios), para tentar prevenir o desenvolvimento de câncer de mama.
A atriz contou que, após exames, os médicos haviam estimado que ela possuia 87% de chances de desenvolver câncer de mama 50% de risco de câncer de ovário. A mãe de Jolie morreu em 2007, aos 56 anos, em decorrência de câncer no ovário, o que aumentou sua preocupação com a doença. “Apenas uma fração de mama é resultado de uma mutação genética herdada. Aqueles com um defeito no gene BRCA1 têm 65% de risco de desenvolvê-lo, em média. Uma vez que eu sabia que esta era a minha realidade, eu decidi ser proativa e minimizar o risco, dentro do possível. Eu tomei uma decisão e então fiz a dupla mastectomia preventiva”.

 "Minha mãe lutou contra o câncer durante quase uma década e
morreu aos 56 anos. Ela viveu o tempo suficiente para ver o primeiro
de seus netos e pegá-lo em seus braços. Mas, meus outros filhos nunca
terão a oportunidade de conhecê-la e nem a experiência de saber o
quanto carinhosa e amável ela que era".

Ela comentou que a decisão teve muita influência dos filhos, “pois queria poder dizer a eles que não precisam ter medo de me perder”. “Muitas vezes falamos da ‘mamãe da mamãe’, e eu me vejo tentando explicar a doença que a levou para longe de nós. Eles perguntaram se o mesmo poderia acontecer comigo”, escreveu Jolie, de 37 anos.
O marido de Jolie, Brad Pitt, afirma que atitude de sua esposa foi um ato de heroísmo. “Agradeço a equipe médica por todos os cuidados. Tudo que eu quero é para que ela tenha uma vida longa e saudável, comigo e com nossos filhos. Este é um dia feliz para a nossa família”, descreveu. Jolie agradece o apoio de Pitt e de seus filhos Maddox, 11, Pax, 9 anos, Zahara, de 8 anos, Shiloh, de 6 e os gêmeos Knox e Vivienne, de quatro anos de idade. 

"Desejava escrever isto para explicar às mulheres que a decisão de ser submetida a uma mastectomia não foi fácil. Mas, agora estou muito satisfeita de ter feita essa operação. Minhas possibilidades de desenvolver um câncer de mama se reduziram de 87% para menos de 5%. Agora, posso dizer a meus filhos que não vão me perder por causa de um câncer de mama", ressaltou.

O artigo revelou que o processo médico foi iniciado no último dia 2 de fevereiro com a técnica "nipple delay", um tipo de cirurgia plástica "para que a mastectomia não danifiquem esteticamente o mamilo. Isto causa um pouco de dor e um montão de hematomas, embora aumente as chances de salvar o mamilo".

Duas semanas depois, a atriz foi submetida à cirurgia maior, uma operação que pode ter durado oito horas e na qual se extrai o tecido mamário.
Nove semanas depois, a cirurgia final reconstruiu os seios com um implante. De acordo com Jolie, os resultados podem ser "formosos".

"Decidi não manter minha história em segredo porque há muitas mulheres que não sabem que poderiam estar vivendo sob a sombra do câncer. Tenho a esperança que elas, também, sejam capazes de realizar exames genéticos e que, se tiverem um alto risco, saibam que há mais opções", completou.

“Tenho a sorte de ter um parceiro, Brad Pitt, que é tão amoroso e solidário. Então, para quem tem uma esposa ou namorada passando por isso, saiba que você é uma parte muito importante do processo de transição. Brad estava no Pink Lotus Breast Center, onde fui tratada, em cada minuto das cirurgias”.
Angelina Jolie também ressaltou que, com a sua atitude, espera encorajar outras mulheres a serem informadas sobre a propensão de desenvolverem algum tipo de câncer e a considerarem as opções. 

“Estou escrevendo sobre isso agora porque espero que outras mulheres possam se beneficiar da minha experiência. Câncer ainda é uma palavra que provoca medo nos corações das pessoas, produzindo um profundo sentimento de impotência. Mas hoje é possível descobrir, por meio de um exame de sangue, se você é altamente suscetível ao câncer de mama e ovário, e, em seguida, tomar uma atitude”, explica.

Ela ainda garantiu que a cirurgia não mudou a forma como ela se sente sobre si mesma e sobre sua feminilidade, e acrescentou que os resultados da cirurgia reconstrutiva podem ser belos. “Eu não me sinto menos de uma mulher. Eu me sinto feliz e orgulhosa por ter feito uma escolha difícil, mas que não diminui em nada a minha feminilidade”. E ainda destaca: “A vida vem com muitos desafios. Os que não devem nos assustar são os únicos que podemos tomar o controle”.

O caso de Angelina Jolie ganhou muita repercussão mundial e provocou muito debate nos Estados Unidos.  Médicos vieram a público explicar que a cirurgia de retirada dos seios não é a melhor alternativa para a maioria das mulheres.

"Esta é uma situação especial em que os exames dela deram positivo para uma mutação genética específica", explicou a doutora Deanna Attai.

O teste é recomendado para pacientes com histórico de câncer na família. Custa o equivalente a R$ 6 mil, e nem sempre é coberto pelos planos de saúde nos Estados Unidos.

O médico João Carlos Góes, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, alerta: na maioria dos casos, o mais recomendado é o acompanhamento com exames frequentes e o tratamento com hormônios.

A cirurgia só deve ser indicada em casos excepcionais, como os de Angelina Jolie. “Na realidade, a indicação da cirurgia profilática, ela não é imperativa. Existem outras alternativas terapêuticas, através de um anti-hormônio, um medicamento que o paciente toma por anos e também vai reduzir o risco de câncer”, afirma o médico.

Reportagens da Revista Exame SA, G1 e site Hypescience.

O que acharam da decisão da Jolie, meninas??  Para mim, foi absolutamente correta!


Um comentário:

  1. Nossa, desacreditei. Sem palavras!!

    Se gostar do meu blog, segue?
    http://www.modamartinense.blog.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo(a)! Obrigada por deixar seu comentário!
Espero que vc se sinta confortável em meu blog!!
Todas as perguntas serão respondidas nos coments do post correspondente.
Se seguir o blog, avise-me que seguirei de volta.
Retribuirei todas as visitas!
Aceito elogios, sugestões e respeito.
Voltem sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...